sexta-feira, março 04, 2011

Sony explica mais sobre o PSP2 !!


A Sony falou mais a respeito do PSP2. A companhia aproveitou o evento para tocar em alguns pontos-chave do aparelho.

David Coombes, diretor de pesquisa de plataforma da Sony Computer Entertainment America, revelou tais informações. Sobre o hardware, Coombes lembrou que o PSP2 possui um processador de quatro núcleos simétricos, em comparação ao PSP, que só possui um núcleo. No novo aparelho, três deles ficam responsáveis por aplicativos, similar a um PC.

confira depois Break

Para demonstrar os gráficos e a tecnologia de shaders do hardware, Coombes apresentou o jogo Little Deviants. Mas, justamente sobre os jogos, o executivo comentou que a biblioteca do portátil possuirá "do maior AAA [game de qualidade] até os Minis", linha de jogos mais simples e baratos do PSP.
Como o portátil foi desenvolvido com as produtoras em mente, a Sony o fez pensando em tornar fácil o processo de criação de um jogo, com a possibilidade fácil e prática de importar dados e outros materiais de PS3 e até mesmo do Xbox 360. Modelos, texturas e muito mais foram simplificados para a experiência portátil, ainda que mantenham arquitetura similar ao PS3 e PC.

Sobre os comandos e esquema de botões, Coombes comentou que eles estão posicionados de forma que permitam uma grande variedade de opções para o jogador. Ele lembra que o aparelho possui também uma tela de toque, mas que este não é seu foco principal.

"Com botões, a pessoa não precisa necessariamente olhar para baixo, vendo onde seus dedos estão. Isso ocorre no touch, onde ela é forçada a olhar", comentou. Coombes falou ainda que a tela especial do portátil pode ler o toque de forma diferente para cada ocasião, mais "pesado" ou mais "leve".

Outra funcionalidade do PSP2 está nas câmeras do aparelho. Elas podem gravar o jogo em progresso e enviar para o YouTube. Há até mesmo a possibilidade de registrar uma foto do jogador para inserir no jogo de alguma forma.

A câmera ainda abre a possibilidade para jogos de realidade aumentada. Tsutomu Horikawa, diretor de soluções de software da Sony Japão, apresentou algumas tech demos com estas funcionalidades. Entre elas a presença de um dinossauro, que "surgia" durante a conferência quando oPSP2 o filmava, por meio de um grande cartão no chão.

Anunciado juntamente com o PSP2, o aplicativo Near teve mais detalhes também revelados. Ele registra onde o usuário do portátil vai durante todo o dia, com caminho e distância.

O aplicativo permite ainda que o jogador registre cada jogo que executou em cada área, mostrando ainda em que lugar do mundo ele está e quem está jogando PSP2 próximo de você. A partir do Near, uma lista de amigos pode ser gerada para troca de presentes, minigames de "caça ao tesouro" e muito mais. O Near não estará disponível no lançamento do PSP2, mas será implementado logo em seguida.

Por fim, mas não menos importante, uma nova demonstração de Uncharted rodando no PSP2 também foi mostrada. A demo exibiu algumas funcionalidades do jogo ligadas ao aparelho, como a interação com a tela de toque para pulos e outros elementos - como em um momento onde o herói Nathan Drake precisa limpar um símbolo antigo.

Os gráficos são de ponta, como já era esperado, de acordo com o que foi divulgado a respeito do poder do portátil. Com exceção dos comandos de toque, a jogabilidade parece inalterada em relação às versões de PS3.

Lembrando que o PSP2 não utiliza mais a mídia UMD, do PSP, e sim um produto totalmente novo, que também não é um Memory Stick. De acordo com as informações, o nome provisório é NVG Card e vem em dois modelos com capacidades diferentes: 2GB e 4GB, que serão usados para jogos menores e maiores, respectivamente.

A companhia informou ainda que o cartão reservará de 5 a 10% de espaço para criação de savegames, patches de atualização e qualquer outro tipo de armazenamento extra. Ainda não há imagens disponíveis desta nova mídia.

Nenhum comentário: