quinta-feira, março 17, 2011

Brasileiro brilha na área de animações 3D da Blizzard

Há oito anos o brasileiro Fausto de Martini, 35 anos, vive a realização de um sonho: é um dos talentos da área de criação de animações em 3D da aclamada Blizzard Entertainment, sediada em Irvine, na Califórnia. Atualmente é diretor de arte da companhia e tem em seu portfólio o desenvolvimento de personagens para os jogos "World of Warcraft", "Starcraft 2" e "Diablo 3". O primeiro título, uma espécie de Role-Playing Game online, tem mais de 30 milhões de jogadores espalhados pelo mundo.

Um dos palestrantes convidados a participar do seminário "The Union", que reuniu em São Paulo na terça-feira seis artistas de computação gráfica especializados em filmes e games, Martini revelou que sonha em dar um novo salto, desta vez rumo a Hollywood.

- Sonhava em trabalhar na Blizzard porque os considero os melhores em sua área de atuação. A empresa jamais lança produtos que não estejam de acordo com seu padrão de qualidade- conta Martini.
Formado em publicidade, o paulistano que vivia na Saúde, bairro da Zona Sul de São Paulo, conta que sempre teve familiaridade com desenho e tecnologia. Mergulhou no universo dos games quando começou, no segundo ano da faculdade, a trabalhar em uma revista especializada testando jogos e escrevendo resenhas. Na mesma época, descobriu que poderia unir a paixão pela criação com suas aptidões tecnológicas. Com a ajuda da internet e de livros didáticos, aprendeu sozinho a usar sofisticados softwares de animação em 3D. Passava todo seu tempo livre, mesmo depois de formado e casado, criando personagens extraordinários, inspirado em filmes de ficção científica, enquanto desenvolvia seu talento criando efeitos visuais em peças publicitárias. O objetivo deste esforço, desde o início, era conquistar uma vaga na Blizzard.

- A publicidade possibilitou que eu aprendesse e me tornasse rápido. Nas agências, é preciso produzir muita coisa em prazos curtos, e isso me ensinou a ser objetivo - lembra.

Para alcançar seu objetivo, Martini criou uma animação e decidiu tentar a sorte em um fórum de artistas digitais na internet, o CGTalk . Duas semanas depois de colocar no ar seu trabalho, recebeu um email da Blizzard, convidando-o para uma entrevista por telefone. Aprovado na primeira etapa, embarcou a convite da empresa para a Califórnia. Assinou contrato como modelador, um ano depois passou ao cargo de supervisor de modelagem. Desde 2008, ocupa o posto de diretor de arte. Vive na Califórnia com a mulher e dois filhos. Volta ao Brasil a cada dois anos, geralmente a trabalho, para lançar games como "Starcraft 2" ou dar palestras.

- Hoje em dia jogo bem menos do que costumava. Mas, sem fazer propaganda, ainda gosto de jogar de vez em quando o Starcraft 2 - diz Martini, contando que o filho é quem monopoliza o computador em sua casa.
O artista acredita que seu diferencial é o mesmo dos brasileiros: saber dar valor ao que conquista.

- No Brasil, temos que batalhar muito para conseguir chegar onde queremos. Por isso, sabemos dar valor às conquistas. Assim como outros brasileiros que como eu trabalham no exterior, continuo me dedicando da mesma maneira desde o começo. E quero crescer ainda mais - afirma Martini, que admite ter um novo sonho: criar efeitos visuais para o cinema americano.

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